Perguntas & Respostas

Como descreve o seu estilo fotográfico?

Simple & Fun – Costumo dizer que o meu estilo fotográfico tem estas características e também o descrevo como sendo Fresco & Artístico com um toque de experimentalismo. Sei que parece desnecessariamente complicado, mas o que realmente significa são imagens únicas e que retratam o dia de casamento de uma forma diferente, mas onde as emoções e a alegria do vosso dia estão sempre presentes. Prefiro sem dúvida fazer foto-reportagem, dando total liberdade aos noivos e convidados. A minha presença enquanto fotógrafo de casamento está longe de ser intrusiva e limito-me a captar os momentos únicos do evento, deixando-me envolver nas emoções desse dia tão especial na vossa vida. Acredito que as melhores imagens são captadas quando as pessoas menos esperam e são os pequenos momentos entre momentos que contam. Os sorrisos que trocam, as lágrimas dos pais que choram de felicidade, o brilho nos olhos quando colocam as alianças. A minha função é registar esses momentos dos meus clientes e oferecer-lhes sempre as melhores imagens, mas sem a necessidade das poses forçadas tradicionalmente associadas à Fotografia de Casamento.

Trabalha sozinho ou trabalha sempre com um segundo fotógrafo?

Trabalho sozinho embora seja possível a contratação de um segundo fotógrafo, sendo este de total confiança e com a mesma visão de modo a oferecer um trabalho coerente. Sou sempre acompanhado por um assistente que para além de me ajudar durante a reportagem fotográfica fica também responsável pelo equipamento fotográfico, download e backup dos cartões de memória e gestão das imagens.

Fotografa casamentos em que zonas do país?

Realizo reportagens fotográficas de casamento em todas as zonas do país e já tive o prazer de fotografar no Minho, Madeira, Alentejo, Grande Lisboa, Ribatejo e na zona Oeste. Também estou disponível para fotografar no estrangeiro.

E existe limite de fotografias? E de Tempo?

Não existe limite no número de fotografias captadas no dia do casamento, embora sejam apenas selecionadas para edição e entrega entre 600 a 800 imagens. Embora cada trabalho tenha uma duração média de 12 horas, terei o maior gosto em acompanhar a festa na totalidade de modo a garantir que cada momento importante seja fotografado.

Posso imprimir as fotografias?

Sem dúvida. As fotografias entregues são editadas, preparadas para impressão e são gravadas em alta resolução, sendo acompanhadas da respectiva autorização e cedência de direitos de impressão para uso pessoal.

E como são entregues as fotografias?

As fotografias em alta resolução serão entregues num DVD. Por vezes serão entregues dois DVD’s contendo a totalidade das imagens. Será ainda incluída uma pasta com algumas imagens redimensionadas e prontas para serem utilizadas em redes sociais, tais como o Facebook, o Twitter e o Google+.

Como posso ver as fotografias depois do casamento?

As melhores fotografias do casamento serão colocadas numa galeria online privada protegida por password que estará disponível algumas semanas depois do dia do casamento e que poderá ser visualizada durante seis meses. Esta servirá não só para mostrar as melhores imagens como também para venda das mesmas aos convidados, familiares e amigos em todo o mundo. Se o seu pack incluir também um iPod Touch, poderá transportar as imagens consigo e visualizar as mesmas em qualquer altura e lugar.

Quanto tempo demora até a galeria estar online?

Cada fotografia seleccionada é editada de modo a reflectir um trabalho de qualidade e depende muito do mês em que se casa e do número de casamentos que tenho para fotografar, mas geralmente demora entre quatro a seis semanas se o casamento se realizar entre Dezembro e Junho. De Julho a Novembro poderá levar cerca de seis a dez semanas para editar e colocar as imagens na galeria, uma vez que, mais de 75% dos casamentos agendados se realizam nesses meses.

Posso encomendar outro DVD com as imagens caso estrague ou perca o meu?

Claro que sim. O ideal será fazer várias cópias do DVD original de modo a ter sempre uma cópia de segurança, mas terei o maior prazer em entregar um novo DVD mediante um valor simbólico.

E em relação aos álbuns?

Impressos digitalmente em papel fine-art por uma das melhores empresas de álbuns portuguesas e montados artesanalmente pela talentosa Sílvia Pontes, estes têm acabamentos de luxo e uma qualidade de impressão fantástica, ao nível do que melhor se faz no mercado. O design e a disposição das imagens é elaborado de uma forma simples e num layout bastante clean (aprovado totalmente por vocês antes da impressão), de modo a contar a história do vosso dia ao longo das várias páginas. É importante para mim que o álbum de casamento seja de extrema qualidade, moderno e ao mesmo tempo clássico para que possam mostrar com orgulho aos vossos familiares e amigos ao longo de muitos anos.

Utiliza um contrato de prestação de serviços?

Faço questão de utilizar sempre um contrato de prestação de serviços de modo a garantir que tanto os noivos como o fotógrafo estejam cientes dos seus direitos e deveres.

E como posso contratá-lo?

Depois de vos conhecer e ouvir as vossas ideias, depois de confirmada a disponibilidade do dia e escolhido o pack ou itens a serem contratados, será assinado um contrato de prestação de serviços e deverá ser feito um depósito de 30% do valor total, de modo a reservar a data e assegurar os serviços.

Realiza reuniões com os noivos?

Valorizo muito a amizade que faço com os casais que me contactam e por essa mesma razão, faço sempre questão de ter uma ou mais reuniões de forma a vos conhecer pessoalmente, ouvir as vossas histórias, saber quais as vossas ideias para o dia do casamento e mostrar mais um pouco do meu trabalho. É a forma ideal de criar o laço de proximidade tão importante e necessário entre o fotógrafo e os noivos. Caso não seja possível uma reunião presencial, há sempre a possibilidade de realizar uma videoconferência através do Skype.

Como posso obter mais informações sobre disponibilidade, valores e serviços?

Poderá fazê-lo através deste blog na secção “Contacto”, através do website (http://www.nunoferreira.net/contacto), do email  ou através do número de telemóvel 967215146.